PREVIDÊNCIA PRIVADA
PORQUE PREVIDÊNCIA PRIVADA?
As pessoas que pensam em independência financeira e se preparam para o futuro estão considerando a Previdência Privada uma opção segura e garantida para o conforto da estabilidade financeira.
COMO FUNCIONA
COMO FUNCIONA?
Trata-se de um investimento simples que na 1ª fase você acumula os recursos, ou seja, mensalmente sua aplicação, também chamada de contribuição, é investida por alguns anos e depois de um prazo definido você escolhe como quer receber de volta os juros e o capital acumulado. Pode fazer também contribuições extras, chamadas de aportes para aumentar ainda mais a sua reserva.
COMO O DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA É ADMINISTRADO?
Os recursos da previdência privada vão para um fundo junto com as aplicações de outros investidores. Esse montante será reaplicado em outros ativos do mercado financeiro. Toda operação é sempre muito transparente podendo cada investidor saber como seu dinheiro está sendo aplicado, quanto está rendendo e quem administra são instituições especializadas e são fiscalizadas pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.
É PERMITIDO RESGATAR O SALDO DA PREVIDÊNCIA?
Você poderá resgatar os valores de forma antecipada, para isso existe um prazo de carência de 60 dias e também é permitido fazer uma migração para outra Instituição administrar o valor aplicado que poderá ter uma estratégia de aplicação diferente da administradora anterior.
QUAIS AS DIFERENÇAS DOS PLANOS PGBL E VGBL
Existem 02 tipos de Planos de Previdência Privada: o PGBL e o VGBL.
PGBL, ideal para pessoas que declaram o Imposto de Renda no modelo Completo, permite deduzir do Imposto de Renda até 12% da sua renda bruta tributável e no momento do resgate, o Imposto de Renda incidirá sobre o valor total aplicado.
VGBL, não há a dedução do Imposto de Renda, porém no momento do resgate, o Imposto de Renda incidirá apenas sobre o que rendeu e não em cima do valor total aplicado.
QUAIS AS OPÇÕES DE RECEBIMENTO E TRIBUTAÇÕES?
Você pode receber como renda mensal programada ou sacar o valor total, não há a obrigatoriedade de resgatar na forma de renda/aposentadoria. Além disso, a tributação sobre seu plano pode ser progressiva (ideal para investimentos em curto prazo) ou regressiva (indicada para investimentos em longo prazo).
QUANTO CUSTA INVESTIR NA PREVIDÊNCIA?
A decisão de quanto dinheiro deseja investir é sua, através da escolha do plano que melhor se encaixa para você. Previdência não é um investimento apenas de Renda Fixa, tem outras modalidades como Multimercado, Inflação e Balanceados.
Previdência privada não é só uma questão de escolhas e sim de responsabilidade porque você até poderá receber a aposentadoria pública, porém o benefício do INSS poderá não suprir as suas necessidades.
Não deixe para pensar sobre seu futuro amanhã, faça já seu plano de Previdência Privada hoje mesmo!! E o que hoje parece pouco, pode fazer toda a diferença no futuro!