Conheça modalidades de convênio médico e suas particularidades
Hoje, o Brasil é o único país no mundo que possui um sistema de saúde público com mais de 150 milhões de usuários. E esse número expressivo, reflete na qualidade e nas estruturas dos atendimentos que apresentam frequentemente defasagem, demora e superlotação. Por esses e outros motivos, a procura por convênios médicos tem aumentado, então é importante estar atento a algumas informações e dicas para contratar um plano de saúde.
Dentro do plano de saúde existem diferentes modalidades e particularidades para contratação. A partir disso, é preciso que você relacione suas reais necessidades e compreenda qual plano se enquadra na melhor estrutura para te atender.
Continue na leitura desse artigo, e tome notas de cinco dicas para contratar um plano de saúde. Confira!
1 - Tipo de plano a ser contratado
O primeiro ponto é analisar qual o tipo de plano de saúde que você deseja contratar. Ele será destinado à cobertura de atendimento individual, familiar ou empresarial?
Plano de Saúde Individual: destinado às pessoas de qualquer idade, e não possui vínculo com nenhum grupo ou entidade social. O contratante terá uma relação direta com a operadora do plano de saúde e com os prestadores de serviços.
Plano de Saúde Familiar: essa modalidade de convênio médico é similar ao plano de saúde individual. E, sua principal característica é a possibilidade do contratante incluir beneficiários que tenham vínculo familiar.
Plano de Saúde Empresarial: este plano de saúde é destinado a colaboradores de empresas, os quais terão os serviços cobertos parcial ou totalmente pela própria organização. Este plano de saúde também permite a inclusão de dependentes dos colaboradores.
Plano de Saúde Coletivo por Adesão: já essa modalidade de plano é destinada para pessoas que possuem o mesmo vínculo profissional, ligadas à mesma entidade de classe ou sindicato. Nesta contratação, a pessoa tem os benefícios de um plano de saúde empresarial mesmo sem possuir CNPJ.
2 - Área de Abrangência
Na área de abrangência, a operadora do plano de saúde estabelece quais os locais que se compromete a realizar os atendimentos e procedimentos médicos.
Neste momento, é hora de analisar a sua necessidade e a sua rotina. Pessoas que se deslocam com muita frequência entre cidades e estados, precisam estar atentas ao modelo de contratação do plano de saúde.
As operadoras de saúde podem oferecer para os atendimentos por meio de rede credenciada, rede referenciada ou rede própria para atender beneficiários.
E estes planos de saúde podem contemplar áreas de abrangência apenas em: um único município ou em um grupo de municípios; dentro de um único estado ou de um grupo de estados; ou ainda em todo o território nacional.
3 - Reajuste por Faixa Etária e Reajuste Anual
As operadoras de plano de saúde, pautadas pela Lei, podem realizar dois tipos de reajustes nas mensalidades do contratante:
Reajuste por Faixa Etária: ocorre em toda mudança de faixa etária. Ou seja, conforme o beneficiário envelhece, ocorrerá um aumento na mensalidade.
É importante estar atento aos índices de reajuste na mudança de faixa etária. O percentual de aumento pode se diferenciar de um plano para outro plano, sendo expressivo em alguns casos.
Reajuste Anual: todo ano os planos de saúde são reajustados. Os planos de saúde individuais são reajustados conforme as determinações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), enquanto os planos coletivos (empresarial e por adesão) são reajustados de acordo com as diretrizes internas de cada operadora de plano de saúde.
Entender quais serão os reajustes e seus índices, permitirá ao contratante ter um maior controle sobre os gastos.
4 - Tipo de cobertura oferecida
Peça detalhes sobre as coberturas oferecidas pelo plano de saúde. Esclareça todas as dúvidas sobre o tipo de atendimento que terá acesso.
Alguns planos possuem apenas atendimento ambulatorial, disponibilizando consultas, exames e emergências.
Por outro lado, há opções de planos de saúde que oferecem atendimento hospitalar, incluindo consultas, exames, emergências, cirurgias e maternidade.
Vale ressaltar que, tratando-se de assistência à saúde é pertinente dar preferência por planos de saúde mais completos, com uma maior rede de serviços e estrutura.
5 - Carência
Carência é o período de tempo que o segurado deve esperar para poder iniciar o uso dos serviços — a partir da data de assinatura do contrato.
No caso dos planos de saúde individual e familiar, o período de carência varia muito de operadora para operadora.
Já nos planos de saúde coletivos (empresarial e por adesão), haverá exceção para carência somente se a contratação do convênio envolver mais de trinta usuários.
A contratação de um plano de saúde envolve vários pontos que devem ser muito bem analisados, para evitar desgastes e grandes transtornos futuramente.
Depois dessas dicas, qual o modelo de plano de saúde que melhor se encaixa à sua necessidade?
Na contratação do plano de saúde é importante a orientação de profissionais especializados.
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