Conheça alguns requisitos importantes para a contratação do convênio médico
O momento da contratação do convênio médico, por muitas vezes, é cercado de dúvidas. É importante a orientação de um especialista para esclarecer as regras, e elucidar qualquer tipo de má interpretação durante o processo de aquisição. Somente um profissional do segmento fornecerá, sobre o plano de saúde, o que você precisa saber para contratar.
Todos os pontos que serão avaliados, para que a contratação do plano de saúde seja efetiva, devem ser baseados nas necessidades do contratante.
Nós da FT Corretora de Seguros, realizamos um levantamento detalhado do perfil do cliente para que possamos indicar o plano que melhor atenderá às suas demandas.
Confira nesse artigo, alguns pré-requisitos importantes para a contratação da sua assistência médica.
1 - Procure por um especialista em Planos de Saúde
O primeiro passo, é contar com o assessoramento de um profissional especializado no assunto de planos de saúde.
E para isso, uma corretora de seguros devidamente cadastrada na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), proporcionará a segurança e a tranquilidade em todo o processo de contratação.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a FT Corretora de Seguros é uma empresa especialista em planos de saúde. Nossa equipe é composta por profissionais habilitados pelos órgãos normativos e fiscalizadores de nossa atividade.
Nossos processos são pautados pela ética e transparência.
2 - Defina o tipo de contratação do Plano de Saúde
O primeiro requisito é definir a forma de contratação do convênio médico: será um plano pessoal ou empresarial?
Plano Pessoal ou Individual: essa modalidade é voltada para as pessoas físicas, em geral. A contratação é realizada por meio do CPF, assim autônomos, estudantes, profissionais CLT podem aderir ao convênio.
Em sua maioria, os planos de saúde individuais oferecem coberturas regionais e opções mais restritas de hospitais e clínicas de laboratórios médicos.
Vale ressaltar, que não há possibilidade de incluir dependentes no plano de saúde pessoal.
Plano de Saúde Empresarial: diferentemente do plano de saúde pessoal, nesse modelo de assistência médica, a contratação é realizada com o CNPJ independente da categoria da empresa: MEI, pequena, média ou grande porte.
Para aquisição do plano de saúde empresarial, quando a categoria for MEI o CNPJ precisa estar ativo há mais de 180 dias na Receita Federal. E na maioria dos planos, há a exigência na formação de grupos de assegurados com no mínimo 2 ou 3 pessoas.
Uma vantagem expressiva no convênio empresarial, é oferecer um valor mais acessível ao beneficiário por se tratar de uma contratação coletiva.
3 - Determine a abrangência da rede de atendimento
Após definir a forma de contratação do plano de saúde, é hora de pensar se a área de cobertura será regional ou nacional.
Ponto importante a ser observado, e levado em consideração, é a rotina do contratante. Se você é uma pessoa que viaja muito, o prudente é optar por uma cobertura de convênio médico nacional.
A cobertura nacional atende em todo o território brasileiro e, em algumas operadoras, tem a possibilidade de atendimento internacional. Porém, é bom estar ciente que quanto maior for a cobertura, maior será o investimento na mensalidade do convênio médico.
Caso essa não seja a sua necessidade, a cobertura regional pode ser adequada para o seu perfil. Nela, a rede de atendimento está localizada na cidade de residência do contratante e em municípios específicos da região.
4 - Estabeleça o tipo de cobertura do Plano de Saúde
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável pela regulação dos planos privados de saúde, determina quais são as coberturas que um plano de saúde deve possuir.
A relação com todos os procedimentos, obrigatoriamente cobertos pelos convênios médicos, estão listados no rol de procedimentos e eventos de saúde.
Com base nisso, as operadoras de saúde oferecem em seu portfólio tipos de coberturas de plano de saúde: só hospitalar, só ambulatorial ou hospitalar e ambulatorial juntas.
Nessa fase, é importante pontuar a real demanda de uso. Uma forma de iniciar o processo de decisão é começar o questionamento pela categoria mais completa: existe a necessidade de cobertura hospitalar e ambulatorial?
A cobertura hospitalar e ambulatorial abrange o oferecimento de todo o rol de procedimentos e eventos determinados pela ANS. Então, quanto maior a cobertura, maior será o investimento mensal no plano de saúde.
É possível optar (apenas) pela cobertura hospitalar, o que garante todos os procedimentos hospitalares ocorridos, somente, dentro de uma internação: atendimento de urgência, internações, emergência e exames laboratoriais.
Já a cobertura ambulatorial, assegura ao beneficiário a assistência médica ambulatorial: cobertura com tratamentos, consultas e exames realizados em clínicas ou ambulatórios.
Diferentemente da cobertura hospitalar, a cobertura ambulatorial não prevê procedimentos e internações de alta complexidade.
5 - O Plano de Saúde será com ou sem Coparticipação?
Cada vez mais contratado, o plano de saúde com coparticipação possui um investimento menor na mensalidade — já que em cada atendimento ou procedimento (exames, consultas, internações) será cobrado do assegurado uma taxa extra como participação nestes gastos.
No plano de saúde sem coparticipação, o investimento do assegurado será maior nas mensalidades, pois esse valor será responsável exclusivamente pelo pagamento dos procedimentos que forem utilizados. Nessa situação, não haverá cobrança de taxa extra.
Uma observação importante a se fazer, com relação ao optar pelo plano de saúde com coparticipação, ou não, é a frequência na utilização do convênio médico.
Há alguma doença preexistente, necessitando de acompanhamentos e terapias de rotina? Em uma circunstância como essa, optar pelo plano de saúde com coparticipação poderá tornar as mensalidades com valores mais expressivos do que o convênio médico sem coparticipação.
6 - Há preferência por uma rede de atendimento, hospitais e acomodações?
Sabemos que em um imprevisto relacionado à saúde, ter a possibilidade de contar com o atendimento imediato, boa infraestrutura, equipe qualificada e uma acomodação segura e confortável, traz o alento neste momento delicado.
Entre as escolhas para a contratação do plano de saúde, é possível escolher pela rede atendimento e pelo tipo de acomodação:
Rede própria: nessa situação, o plano de saúde tem a sua própria rede para oferecer os atendimentos laboratoriais, hospitalares e de imagens. Por utilizar de sua estrutura, os valores nos procedimentos médicos são menores, o que possibilita ao beneficiário um investimento menor nas mensalidades da assistência médica.
Rede credenciada: conhecida também como rede referenciada, nessa situação ocorre um contrato entre a operadora do plano de saúde e prestadores de serviços que atenderão os assegurados do convênio médico.
Na rede credenciada, o seu principal benefício é a abrangência da rede de atendimento, tanto para cobertura regional quanto para a nacional. É possível ter acesso a referências renomadas em atendimentos médicos, como por exemplo na cobertura nacional o Hospital Sírio Libanês.
Acomodação enfermaria: trata-se de um quarto para uso coletivo, com apenas um banheiro para ser compartilhado entre os pacientes internados.
Acomodação apartamento: aqui no caso de uma internação, o assegurado tem direito a um quarto só para ele, com banheiro privativo e uma grade de visita com horários mais estendidos.
Com todas estas informações listadas, você terá um panorama completo e assim a escolha do plano de saúde, tanto para você ou para sua empresa, será bem mais efetiva.
A FT Corretora de Seguros, compreende a complexidade das informações e detalhamentos dos serviços na contratação do plano de saúde.
Nossa equipe possui capacidade técnica no assunto, propriedade para esclarecer qualquer questionamento e direcionar para a sua melhor escolha de assistência médica.
Entre em contato, estamos prontos para esclarecer as suas dúvidas.
Para saber mais sobre assuntos como este, acesse também:
FT Corretora de Seguros
Rua Antônio Nunes dos Santos 494
Jardim do Vovô - Campinas/SP
(19) 3308-0169 e (19) 97403-9350
atendimento@ftcorretora.com.br
Comments