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Sinistro no seguro de vida: Descubra o que é!

Saiba quais os tipos de sinistro existem no seguro de vida



Um sinistro de seguro de vida é a ocorrência de um evento coberto por um seguro contratual e especificado na apólice. Geralmente, esse tipo de seguro cobre sinistros relacionados a doença, invalidez e morte – todos sujeitos a coberturas e condições contratuais, é claro.


Quer saber mais sobre sinistros de seguro de vida? Na hora de contratar um seguro é importante entender como ele funciona e a melhor forma de agir caso você não queira que isso aconteça. Acompanhe e não perca nada!


Ao contrário do que muita gente ainda acredita, seguro de vida não é um luxo, mas sim planejamento e tranquilidade para sua vida. Isso ocorre porque, ao celebrar um contrato, os segurados esperam poder contar com um valor de indenização para cobrir certas perdas após eventos inesperados e infelizes.

Sabendo disso, a primeira coisa que queremos enfatizar é que a contratação ocorre de duas formas: de forma individual ou em grupo.



O que é um sinistro no seguro de vida?


Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), um sinistro “representa a ocorrência de um risco coberto durante a vigência do plano de seguro”.


Imagine que você entre em contato com uma corretora de seguros e adquira um seguro de vida individual que cobre dois tipos de cobertura:


Morte do segurado;

Incapacidade permanente total ou parcial resultante de acidente.


Como funciona o acionamento do Sinistro?


Após a carência, você se envolveu em um acidente de trabalho e infelizmente o deixou parcialmente incapacitado devido a uma grave fratura no braço direito. Você lembra que a apólice cobre invalidez e entra em contato imediatamente com a seguradora responsável pela sua apólice. Aqui já estamos diante de um acidente, que nada mais é do que a realização de um evento coberto pela apólice.


Quais são os tipos de sinistro?


Muitas vezes as pessoas associam apenas o seguro de vida ao seguro de morte. Ele existe e é amplamente utilizado, mas não é o único. Abaixo, listamos alguns tipos muito comuns de sinistros de seguro de vida:


Seguro de morte;

Seguro de invalidez;

Invalidez permanente total ou parcial decorrente do acidente;

Incapacidade permanente total ou parcial por doença;

Cobertura de doenças críticas;

Cobertura para internação ou cirurgia.


Além dos sinistros acima, rescisão de contrato, doenças congênitas em crianças e incapacidade temporária acidental também são coberturas existentes. Portanto, se estiverem incluídos na apólice - e quaisquer eventos se enquadrarem nesses eventos - também são considerados sinistros de seguro de vida.


Como Acionar o Sinistro do Seguro de Vida?


Acionar um sinistro no seguro de vida pode parecer um processo complexo, mas com as informações corretas e seguindo os passos adequados, você pode garantir que tudo ocorra de maneira tranquila e eficiente. Abaixo, organizamos as principais etapas que envolvem um processo de sinistro. Acompanhe!


1. Comunicação do Sinistro

Diante da ocorrência de um sinistro no seguro de vida, o segurado ou os beneficiários precisam acionar imediatamente a seguradora – ou a corretora de seguros responsável. Em geral, essas empresas possuem canais de atendimento 24h via telefone ou autoatendimento nos sites, para atender as ocorrências e realizar os procedimentos necessários.



2. Envio da Lista de Documentos

Uma vez que o contato inicial foi realizado, a seguradora solicita a comunicação do sinistro formalizada através de um formulário, que deve ser preenchido e assinado pelo segurado e/ou beneficiário. Além do formulário, alguns documentos indispensáveis são solicitados para a devida análise da ocorrência.


Documentos Comuns:


RG do segurado;

CPF do segurado;

Cópia autenticada da Certidão de Óbito (se for o caso);

Cópia do Boletim de Ocorrência;

Cópia da Certidão de Casamento (caso o segurado seja casado).

Observação: A própria empresa de seguros se responsabiliza por enviar o formulário para preenchimento. Já os documentos que devem ser encaminhados constam nas Condições Especiais da apólice – de acordo com a cobertura do seguro.


3. Análise e Conclusão do Sinistro

Depois do recebimento de todos os documentos, o sinistro no seguro de vida passa para a etapa de análise. Dependendo da necessidade, no decorrer da análise ainda podem ser solicitados outros documentos complementares.


Acompanhamento:


Algumas seguradoras disponibilizam o acompanhamento do sinistro através do seu 0800.

Em certos casos, é possível acompanhar no próprio site da seguradora, com acesso através de CPF, CNPJ ou número do aviso de sinistro.


Prazo:

A conclusão do sinistro no seguro de vida deve levar até 30 (trinta) dias, contados a partir da apresentação do último documento solicitado.

É dentro desse prazo que os valores devidos devem ser pagos, por determinação da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).


Acionar um sinistro no seguro de vida pode ser um processo delicado, especialmente em momentos de perda. No entanto, seguir as etapas corretamente e estar bem informado sobre os procedimentos pode facilitar muito a resolução. Lembre-se de sempre conferir sua apólice e manter contato constante com a seguradora para garantir que todas as etapas sejam cumpridas de maneira eficiente.


A FT Corretora está aqui para ajudar! Nossa equipe de especialistas está pronta para auxiliar você e seus beneficiários em cada etapa do processo de acionamento do seguro de vida. Desde a comunicação inicial até o envio dos documentos e a conclusão do sinistro, oferecemos suporte completo para garantir que tudo ocorra de maneira tranquila e eficiente.




Para saber mais sobre assuntos como este, acesse também:






FT Corretora de Seguros

Rua Antônio Nunes dos Santos 494

Jardim do Vovô - Campinas/SP

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